Buscar

Criar rotinas de limpeza


Toda gente sabe que limpar a casa ou o local de trabalho não é tarefa fácil, certo? Principalmente se levarmos em consideração o tamanho das divisões, o tempo dispensado para conseguir tudo limpo e organizado.

Por isso, deixo-lhe aqui algumas sugestões que o poderão ajudar na otimização do seu tempo.

1. Elabore uma lista de tarefas

Escreva num papel todas as tarefas que precisam de ser realizadas em casa ou no seu local de trabalho durante a semana indicando o tempo necessário para cumprir cada uma delas.

2. Defina a frequência

Defina a frequência de cada tarefa: ou seja, quantas vezes por semana será necessário realizar as mesmas? É possível uma vez por mês? A cada 15 dias? Escreva , pois tudo isto irá facilitar quando tiver que elaborar o cronograma.

3. Invista em utensílios e materiais de limpeza

Tem a certeza que possui os utensílios de limpeza necessários para seguir o modelo de cronograma de limpeza semanal e mensal?

Organize tudo o que precisa, adquira utensílios que facilitem a rotina, eu sou fã dos aspiradores verticais a bateria pois possuem muitas horas de autonomia, são versáteis com bom poder de sucção e estão sempre à mão.

4. Divida as tarefas

Divida as tarefas do dia com as pessoas que moram consigo, assim, entre todos, organizar a rotina é muito mais fácil e não sobrecarga ninguém em particular, afinal uma família é uma equipa certo?

5. Coloque o cronograma num local visivel

Depois de elaborar o seu cronograma de limpeza semanal e o seu cronograma de limpeza mensal, deixe-o à vista, poderá ser no frigorífico por exemplo.

Deixe um pequeno espaço no cronograma para escrever o que foi realizado no próprio dia, assim, se não tiver conseguido tempo para realizar uma tarefa do dia, terá que a realizar no dia a seguir evitando assim a acumulação da mesma.



44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo